Os avanços na requalificação da rede de urgência e emergência de Contagem, que conta com o Hospital Municipal (HMC), o Centro Materno Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), não são apenas no que é visível aos usuários. A segurança dos pacientes, acompanhantes e profissionais, bem como a agilidade e proteção dos dados e uma melhor infraestrutura de rede de informação, com wi-fi grátis, também fazem parte dessa nova realidade.
Garantir maior segurança aos usuários e aos profissionais que atuam nas unidades foi o que motivou o investimento na atualização e ampliação da rede de monitoramento, com a substituição e a instalação de novas câmeras. A mudança, que começou em março deste ano nas recepções do CMI, HMC, e UPA Vargem das Flores, vem sendo estendida também para as demais unidades, chegando a aproximadamente 200 câmeras.
Para o gerente de Tecnologia da Informação do SSA Contagem, Natanael Santos, as melhorias promovem benefícios para todos. “Esses investimentos permitem oferecer maior segurança para os pacientes que buscam atendimento e seus acompanhantes, para os profissionais que atuam nas unidades, além de contribuir para a preservação do patrimônio público, permitindo que a população continue recebendo o atendimento que precisa”, destacou.
Fibra Óptica
A velocidade, estabilidade das conexões e segurança da informação também estão entre os avanços tecnológicos realizados, com a instalação de uma nova rede de fibra óptica. Um bom exemplo é a UPA Vargem das Flores, que já está 100% conectada com essa tecnologia. O foco é na substituição do cabeamento e dos equipamentos na medida em que a requalificação das unidades avança.
“No Hospital Municipal já foi instalada a fibra óptica Epon, que vem sendo ativada na medida em que o cabeamento antigo é substituído. Isso vai permitir maior velocidade no acesso aos sistemas, rede e Internet, reduzir as falhas, facilitar a manutenção e também expandir a comunicação por Voip (telefonia digital) para todos os setores. Nas demais unidades, a substituição da rede deve acontecer no primeiro semestre de 2025”, explicou Natanael Santos.
O acesso gratuito à rede de wi-fi, dedicada aos usuários nas recepções das unidades, também vem gerando maior conforto. Com sistema de acesso rápido e simples, os pacientes e seus acompanhantes podem navegar pela internet enquanto aguardam atendimento. A conexão dura três horas após o login, mas é possível se reconectar novamente ao final desse período.
Outra ação que impacta na segurança de todos é a implantação de catracas eletrônicas com reconhecimento facial nas unidades. O Complexo Hospitalar já conta com duas delas. Inicialmente, elas foram instaladas no refeitório e estão em pleno funcionamento. Outras três devem ser instaladas no novo acesso para colaboradores, ainda esse ano. Para as demais unidades, a previsão é de que esses equipamentos sejam instalados ao longo do primeiro semestre de 2025.
Sistema Soul/MV - ERP
O sistema de gestão também foi substituído, na busca por mais agilidade, confiabilidade e melhores recursos para a organização do atendimento. O novo sistema, chamado Soul/MV – ERP, é uma plataforma de gestão hospitalar que organiza e controla processos administrativos, financeiros e gerenciais. Ele promove integração entre os agentes da saúde, melhora a comunicação e troca de informações e aumenta a segurança contra fraudes, além de oferecer acessibilidade para consulta de informações.
A segurança dos dados também está recebendo atenção especial, com a ampliação das ações referentes à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A proposta conta também com uma campanha de conscientização sobre o tema e o treinamento das equipes. Assim, cumpre plenamente a legislação, favorece a organização e o respeito aos titulares dos dados (profissionais e pacientes), além de possibilitar o alcance de certificados nacionais e internacionais.
Para a superintendente das UPAs, Priscilla Fazzio, os avanços que vêm sendo implantados já estão melhorando o atendimento nas unidades. “A sensação de segurança dos profissionais e pacientes, junto à maior agilidade no atendimento às pessoas, faz muita diferença. O wi-fi grátis, por exemplo, torna o tempo de espera por atendimento mais leve, o que impacta positivamente na experiência do usuário”, concluiu.